Uma ação conjunta entre agentes da Anatel Rio Grande do Sul, Anatel Santa Catarina e auditores da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da Receita Federal do Brasil (RFB) apreendeu 700 volumes de produtos em dois pontos de venda na cidade de Porto Alegre. Do total, estima-se que 80% desses itens sejam de telecomunicações.

A pperação que ocorreu na última quinta-feira, 13, mas foi divulgada nesta segunda-feira, 17. Carregadores de celular, caixas de som bluetooth, teclado sem fio, fones de ouvido sem fio e até selos de homologação falsos da Anatel estão entre os objetos recolhidos pelas autoridades.

As caixas coletadas ainda passarão por perícia da Receita Federal e Anatel, que devem apurar a quantidade exata de material de telecomunicação. Em nota, a agência informou que “vai verificar, posteriormente, quais dos equipamentos de telecomunicações apreendidos são passíveis de homologação”.

Além dos produtos apreendidos, foram inspecionados mais de 50 tipos de equipamentos homologados –um total de 20 mil itens, segundo a Anatel. Os dispositivos foram levados ao depósito da Receita Federal do Brasil. Já os selos falsos, que tem se tornado cada vez mais frequentes em operações do tipo, foram recolhidos pela Anatel.

Em nota, a agência informou que a ação faz parte dos trabalhos conjuntos que estão sendo desenvolvidos pela Anatel, Receita Federal do Brasil e forças policiais dos Estados da Federação, no âmbito do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP).

Fonte: Teletime