A nova campanha do Movimento #FiqueEsperto, que tem por objetivo conscientizar os consumidores sobre a importância da prevenção contra fraudes e golpes no ambiente digital, foi iniciada, nesta segunda-feira, 17. A Anatel, em parceria com diversos agentes públicos e privados, lançou hoje o primeiro post da campanha nas redes sociais da agência. Até o final de agosto, serão divulgadas mensagens sobre os cuidados que o consumidor deve tomar ao identificar situações que podem ocorrer quando um criminoso clona o seu aparelho. Essa campanha também pretende alertar sobre pedidos não solicitados de portabilidade da linha, pagamento de boletos falsos, além de fraudes com promoções, produtos ou serviços exageradamente vantajosos para o consumidor.

As campanhas são realizadas a cada três meses e disponibilizadas neste portal. As mensagens com as dicas de segurança também são encaminhadas via SMS e e-mail pelas prestadoras de telefonia móvel, e divulgadas nos canais institucionais dos parceiros da iniciativa. Também é possível acompanhar as dicas nas redes sociais, pela hashtag #FiqueEsperto.

O movimento começou em outubro de 2020, dentro das ações de Fiscalização Regulatória da Anatel. Inicialmente, foi realizada uma campanha, com duração de seis meses, para informar e alertar os consumidores sobre fraudes no ambiente digital. Finalizado esse período, a agência entendeu que, pela relevância do assunto, deveria ser dada continuidade à iniciativa. Assim, surgiu a definição de “movimento”, por meio do qual são realizadas campanhas periódicas. A ação também está alinhada ao Plano Estratégico da Anatel 2023-2027, especialmente quanto à iniciativa de zelar pela prevenção contra fraudes no ecossistema digital, cujo objetivo é promover a conscientização e a segurança digital dos usuários dos serviços e demais agentes.

Além da agência, outras 13 instituições fazem parte do Movimento #FiqueEsperto: Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp); Associação Brasileira de Bancos (ABBC); Associação Brasileira de Internet (Abranet); Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint); Associação NEO; Banco Central do Brasil (Bacen), Câmara Brasileira da Economia Digital (câmara– e.net); Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br); Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB); Federação Brasileira de Bancos (Febraban); Internet Society, Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br); Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis), Proteste e WhatsApp.

Fonte: MobileTime