A Anatel divulgou nesta quinta-feira, 31, os acessos do mercado de banda larga fixa em julho. Os dados apontaram forte performance comercial das líderes de mercado Claro (com 19 mil adições de clientes no mês) e Vivo (28 mil, na melhor marca do mês entre as maiores empresas).
Ao todo, há 46,585 milhões de usuários de banda larga fixa no Brasil, conforme reportado pelas operadoras à Anatel, um volume menor que o registrado em junho. Os dados para julho devem ser atualizados nos próximos dias, passando a contar novos acessos de pequenos provedores. As informações do mês anterior, por exemplo, já foram corrigidas nos sistemas da agência, indicando 46,87 milhões de acessos ativos até junho.
Assim, até a metade do ano foram registrados 1,520 milhão de novos contratos de banda larga, sendo que apenas na tecnologia fibra óptica o saldo foi 2,312 milhões no ano. Se considerados os números de julho – por enquanto subnotificados – , são 1,2 milhão de acessos totais, e 2,1 milhões de novos acessos em 2023, na ordem.
Grupos
Além de ter registrado a maior adição orgânica em julho (28 mil novos clientes), a Vivo também avançou com 63 mil acessos novos reportados na fibra óptica. A empresa é o maior player de banda larga com fibra no País, com 5,87 milhões de seus 6,58 milhões de contratos baseados em redes FTTH.
A Claro, por sua vez, somou 35 mil novos clientes na banda larga via fibra no mês, fechando com uma base na tecnologia FTTH de quase 1,1 milhão. Na soma das tecnologias, a empresa tem 9,86 milhões de assinantes, após as 19 mil adições líquidas do mês – e que denotam o momento comercial positivo no segmento apontado pela operadora.
Já a Oi continuou diminuindo sua base total do serviço após acusar mais 52 mil desconexões em julho, fechando com uma base de 4,92 milhões de clientes. Mesmo na fibra óptica, onde o grupo tem focado e conseguido bons números, houve retração no sétimo mês do ano: menos 28 mil acessos, ficando com um total de 4,34 milhões de acessos em FTTH.
Entre os ISPs, os destaques seguem sendo a holding de provedores Alloha – que registrou 14 mil adições e julho, fechando o mês com 1,51 milhão de acessos – e a Brisanet, que indicou em julho 16 mil novos clientes. A Alloha ainda lidera as adições orgânicas no acumulado do ano (141 mil), seguida pela Brisanet (125 mil). Vivo e Claro vem logo em seguida, com 112 mil e 111 mil, na ordem.
Outros provedores regionais relevantes não registraram mais de 10 mil adições orgânicas no mês. É o caso da Desktop (8 mil), Vero (5 mil) e Algar (3 mil). A Unifique cresceu os acessos em 22 mil clientes em julho, mas provavelmente por conta da conclusão da aquisição da Naxi, efetuada naquele mês trazendo cerca de 17 mil assinantes.
Por sua vez, a TIM registrou 11 mil novos clientes em julho, melhorando marca média da operadora no ano (são 56 mil adições no acumulado de 2023). A empresa tem visto impacto do uso de redes neutras nos indicadores.
Fonte: Teletime