O YouTube (AndroidiOS) passará a oferecer recursos com inteligência artificial generativa para os criadores de conteúdo. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira, 21, no Made On YouTube.

A principal solução apresentada foi um novo app, o YouTube Create, com uma série de ferramentas voltadas tanto para a edição de Shorts como de vídeos longos, como recursos de corte e narração, legendas automáticas, acesso a biblioteca de filtros, efeitos, transições e músicas isentas de royalties. Inclui ainda uma tecnologia de sincronização de batidas.

Segundo Neal Mohan, CEO do YouTube, a empresa consultou mais de 3 mil criadores para desenvolver o novo app. No momento, a ferramenta está disponível em alguns países, em fase beta, no Android, como: Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Indonésia, Índia, Coreia e Singapura.

O segundo anúncio é a Tela Fantástica (Dream Screen, em inglês), voltado para o Shorts. Com este recurso será possível colocar vídeos ou imagens de fundo gerados por IA no Shorts. Para isso, a pessoa deve apenas digitar uma ideia no prompt e a imagem é gerada em segundos. Os cenários criados com IA já podem ser encontrados na plataforma.

Ao longo do evento, Mohan explicou que a plataforma nasceu 18 anos atrás e, hoje, somente o Shorts – lançado em 2020 –, conta com mais de 70 bilhões de visualizações diárias, vindas de mais de 2 bilhões de usuários mensais. Segundo o executivo, em janeiro deste ano eram 50 bilhões de visualizações.

Outras ferramentas

Há ainda uma série de novas soluções que foram anunciadas nesta quinta-feira. Entre elas, no YouTube Studio, a IA ajudará a inspirar com temas para os próximos vídeos dos criadores, em “Get inspitration”. Se, por exemplo, um criador de vídeos de viagens digitar o nome de um país, a ferramenta apresentará uma série de opções de ideias para a viagem, podendo ser um passeio pela sua história ou sugestões do que reforçar no vídeo. No momento, a ferramenta está sendo testada e será lançada no Studio no próximo ano.

Também para 2024, haverá uma busca assistida no Creator Music, para facilitar que os criadores encontrem a música certa para a trilha sonora do seu próximo vídeo. Para isso, é preciso fazer uma busca descrevendo o tipo de vídeo que está fazendo e a IA sugere músicas isentas de royalties.

O Creator Music está disponível somente nos Estados Unidos e deve expandir para outros mercados “o mais rápido possível”.

Aloud é uma ferramenta de dublagem que usa inteligência artificial para que criadores possam atingir novos públicos que falam outras línguas. É possível revisar o texto da dublagem antes de adicionar ao vídeo. A função está atualmente disponível para alguns criadores e está sendo testada em inglês, português e espanhol.

Fonte: MobileTime