A operação da MVNO da Nomo by Algar quer chegar a 4 mil usuários nos primeiros meses de operação. Oficialmente, a operadora virtual começou a operar no último mês, ainda em regime de prova de conceito (proof of concept ou PoC, no original em inglês) em três cidades do Rio Grande do Sul: Passo Fundo, Caxias do Sul e Porto Alegre.
“A Nomo é mais um movimento de inovação que a Algar tem lançado com a Brain. Para acompanhar as inovações dentro da Algar. Mais na forma de tocar o cliente, para trazer um atributo da proximidade com o mundo digital. A Nomo é um desses empreendimentos”, diz Marcio de Jesus, vice-presidente da unidade B2C da operadora.
De acordo com o executivo, a ideia é lapidar os serviços neste primeiro momento. A operação será independente do resto da Algar: “Com a Algar Telecom focada em MPE e B2C, nós estamos em 16 estados. A ideia é termos um complemento do portfólio de serviços. A Nomo será uma marca independente. São estratégias livres”, complementa.
Estrutura
De Jesus explica que a Nomo “não tem restrição geográfica”, tanto que começa em Passo Fundo, Caxias do Sul e Porto Alegre, regiões fora das áreas tradicionais da Algar, como o Triângulo Mineiro: “Com os novos mercados, nós podemos ampliar a nossa cobertura”.
O VP da operadora explica que a infraestrutura de telecom da MVNO tem parceria com a TIM, mas a conexão é “comutada” com o core da Algar. Com isso, nos locais onde atuam como concessionária, a MVNO usará a “infraestrutura própria da Algar”.
Herança
Dos acordos antigos da Nomo, os novos clientes da MVNO seguem “neste primeiro momento” com o roaming internacional da Airalo, em uma operação full digital da operadora virtual. E, pelo fato de ser separada da Algar, a operação da Nomo não tem alcance aos mesmos elementos de rede. Dessa forma, De Jesus confirma que não haverá “a adição da Nomo às APIs da Algar para o Open Gateway”.
Vale lembrar, a MVNO Nomo foi fatiada durante o final de 2023 e começo de 2024. A Fluke ficou com a base de clientes B2C, a Bemobi com a operação tecnológica e a Algar com a marca. Nesta divisão, a Bemobi apoia a Algar no desenvolvimento da estratégia tecnológica, uma vez que a operadora virtual tem um modelo 100% digital.
Fonte: MobileTime