Experimento foi realizado em parceria com a Huawei; Algar comprou cinco blocos de 200 MHz na faixa de ondas milimétricas no leilão da quinta geração móvel

A Algar Telecom informou, nesta sexta-feira, 19, que realizou testes bem-sucedidos de 5G na frequência de 26 GHz, faixa do espectro na qual o tráfego de dados opera em ondas milimétricas. Os experimentos, conduzidos em parceria com a Huawei, indicaram velocidades acima de 6 Gbps de transferência de dados.

Em comunicado, a Algar destacou que a frequência, obtida no leilão do 5G, quando a empresa comprou cinco lotes de 200 MHz, está disponível para uso em sua área de atuação. No entanto, o serviço de quinta geração móvel ainda não é oferecido na faixa de 26 GHz, uma vez que depende de variáveis técnicas, regulamentação e equipamentos compatíveis para a utilização pelo usuário final.

De todo modo, a Algar indicou que, com a evolução do mercado móvel, tanto smartphones como ofertas de 5G em ondas milimétricas devem se tornar mais acessíveis para consumidores e empresas.

“Imaginar o cotidiano com essa frequência nos leva a considerar realmente um novo momento para a vida das pessoas e para os negócios. A capacidade de transmissão de dados promove aplicações ainda distantes do que já sabemos ser possível realizar em mercados como os da telemedicina ou dos jogos online”, apontou Leovaldo Martins de Araújo, diretor de Engenharia e Operações da Algar Telecom, em nota.

Além disso, a empresa quer estar preparada, “da melhor maneira possível, para quando a frequência estiver acessível”, complementou o executivo, tendo em vista o ritmo de adoção do 5G no País.

A Algar lançou operações de 5G em 2021, na frequência de 2,3 GHz. Hoje, também opera em 3,5 GHz. Inicialmente, o serviço foi ativado em Franca (SP), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG). Atualmente, a rede de quinta geração da operadora regional está presente em 33 cidades, com 131 sites espalhados pelos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo.

Fonte: Tele.Síntese