A Vero apresentou seu novo portfólio de produtos e serviços nesta segunda-feira, 22, que foi integrado com a Americanet. Entre os destaques está a oferta de Wi-Fi 6 para todos os planos de banda larga fixa, além de uma parceria com o Google com a oferta de combos com o Youtube Premium e Music. A empresa também oferecerá outros streamings em seu cardápio: Max, Globoplay, Telecine e Paramount, além dos serviços da Roku e a tecnologia mesh. Na prática, o cliente poderá montar o combo que desejar ou escolher uma das opções de prateleira. E, para a telefonia móvel, além das áreas onde a Americanet atuava como MVNO, a Vero passa a oferecer planos pós-pagos para toda a base de clientes em todas as cidades onde opera, gradualmente. Porém, sem 5G para o segmento B2C, neste primeiro momento.
“Vamos começar pelo B2B mas vamos ao mercado B2C depois”, explica Fabiano Ferreira, CEO da Vero. “Precisamos desenvolver a nossa plataforma para oferecer amplamente o 5G. E, neste momento, estamos oferecendo somente para o mercado empresarial. Estamos avaliando como e quando investir (no mercado B2C). O nosso contrato de MVNO permite o uso de todas as possibilidades. Até o final do ano conseguimos nos organizar com o investimento para oferecer a todos os consumidores”, diz.
O executivo não acredita que não ofertar 5G agora seja um limitador de competição. Para ele, a rede móvel de quinta geração está apenas começando no País e a base de dispositivos habilitados é pequena. “Temos sobra de licença de 5G, mas queremos ser mais conservadores para recebermos os investimentos necessários e, aí sim, ampliar para todos os nossos clientes”.
A telefonia móvel passa a ser oferecida para toda a base da empresa nos próximos três meses. No caso do segmento B2C, a oferta será de 4G. A MVNO está disponível nas áreas de atuação da Americanet – São Paulo e Centro-Oeste – somando 220 cidades. Aos poucos, a empresa expandirá para as cidades onde atua – Minas Gerais e Sul – e até o final do ano a operadora móvel virtual estará disponível em todas as 425 cidades. A empresa lançou recentemente o serviço móvel em Florianópolis como um teste, em soft launch. “Até agora, os resultados são satisfatórios”, diz o executivo.
No momento, a Vero prioriza o cross selling em sua base. Ou seja, oferecer os planos de telefonia móvel a seus clientes de banda larga fixa.
“Não queremos levar para todas as cidades ao mesmo tempo. Estamos sendo cuidadosos com a experiência do cliente. Queremos fazer um roll out com cuidado e responsabilidade. Não queremos escalar neste momento. Com o tempo, isso pode mudar, mas, agora, temos a nossa grande base para explorar”, explica o executivo.
A Vero oferecerá planos controle e, até o fim do ano, planeja ter em seu portfólio produtos com “conceito pós-pago, similares aos atuais do mercado, como os planos família”, explica o executivo.
A Vero também pretende manter a parceria com a TIM, porém, não descarta ter mais de uma operação de MVNO com outros players do mercado.
Banda larga
Para os clientes da banda larga fixa, a Vero apresenta dois destaques: o Wi-Fi 6 em todas as ofertas dos novos planos e a possibilidade de o cliente assinar uma série de streamings, inclusive Youtube Premium e Music.
“Passamos a oferecer Youtube Premium e Music nas nossas ofertas. É algo que foi conquistado ao longo de muito tempo de conversa e negociação com o Google”, explica Ferreira.
Há também ofertas com Max, Globoplay, Telecine e Paramount, além dos serviços da Roku para reunir todo o conteúdo em uma plataforma.
No caso do Wi-Fi 6, o cliente terá a possibilidade de contratar dispositivo com tecnologia mesh (a partir de R$ 20).
B2B
A empresa também pretende expandir o portfólio de ofertas para o segmento B2B, cujo nome é Vero Empresas. O Wi-Fi 6 estará presente em todos os planos novos. E a tecnologia mesh será oferecida aos produtos high end.
Também será oferecido ao cliente o plano de telefonia móvel no combo. Neste caso, com a possibilidade de rede 5G.
A empresa vai também agregar às suas ofertas o pacote Office 365, e, em breve, soluções de backup, 5G, PABX digital e Hardware as a Service (HaaS), com o aluguel de diferentes dispositivos como notebooks, smartphones, tablets, leitores biométricos etc.
Estratégia
A expansão da MVNO, os novos planos de banda larga fixa com streamings e serviços de valor agregado e o Wi-Fi 6 fazem parte da estratégia de redução do churn, fidelizar o cliente e atrair novos para a base da Vero. Atualmente, a empresa tem um churn de 1,8%. No médio e longo prazo, pretende reduzir para algo entre 1,3% e 1,5%.
A meta é aumentar as vendas em até 20%, tanto em volume quanto em tíquete médio. E, até 2030, se posicionar como uma empresa que oferece uma gama completa de soluções – desde produtos financeiros, de TI para empresas, passando para casas conectadas.
“O B2B é algo que a gente espera que vai crescer na companhia. Em São Paulo e Centro-Oeste, nosso faturamento no segmento empresarial representa 24% do total. E agora tende a crescer pela proposta de valor que estamos adicionando e estamos trabalhando toda a jornada do cliente. Em cinco anos teremos o dobro de participação de mercado do que temos hoje. É um processo contínuo o ganho de share”, estima Ferreira.
Sobre o Wi-Fi 6, o executivo explica que o objetivo é melhorar a experiência do cliente com a empresa mais do que melhorar o Arpu. “Teremos ganhos de alguns reais (no Arpu), mas o mindset é outro: é ganhar em eficiência. Reduzir o contato no call center, ter menos pedido de ordem para troca de modem ou ajuste no Wi-Fi. E menos atrito com o cliente significa uma redução do churn. Esses são os benefícios do Wi-Fi 6”, explica.
Sem FWA e Oi
Sobre FWA, Ferreira afirma que a Vero não tem interesse em utilizar esta tecnologia por enquanto porque a região onde a empresa atua é de “muita fibra” e é um produto de nicho.
Sobre a compra da base de clientes da Oi, Ferreira diz que a Vero ainda está no páreo. “Estamos conversando. A gente está absorvendo as últimas notícias, tem detalhes que precisamos entender. É um processo longo e vamos etapa por etapa. Mas ainda estamos no jogo”, diz.
Fonte: MobileTime