Projeto de ampliação do backbone baseado em DWDM foi implementado para atender à crescente demanda por serviços de alta disponibilidade, informou a companhia
A American Tower anunciou, nesta quarta-feira, 5, a conclusão do projeto de expansão da rede neutra de fibra óptica para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia, além do Distrito Federal. A infraestrutura de backbone foi implantada em parceria com a Infinera.
O projeto teve início ainda no ano passado e se baseia na implementação da solução DWDM, tecnologia de multiplexação de fibra óptica usada para aumentar a largura de banda das redes de fibra.
Em nota, a companhia destacou que a solução viabiliza o fornecimento de serviços de conectividade de ultra-alta velocidade entre os territórios estaduais e distrital do País, com capacidade inicial de 800G. A empresa ainda afirmou que está preparada para suportar a crescente demanda por tráfego de dados e que já tem contratos firmados para o serviço de alta velocidade nos novos mercados de atuação.
Com a conclusão do projeto, a American Tower supera a marca de 30 mil quilômetros de rede óptica no País.
“Contamos com um dos mais robustos backbones no Brasil e a parceira com a Infinera tem sido fundamental para reforçarmos nosso compromisso de oferecer infraestrutura de telecomunicações de alta qualidade e promover a expansão da conectividade para novos mercados”, disse Rodrigo Boccasius, diretor de engenharia e tecnologia de fibra da American Tower no Brasil, em comunicado.
Na parceira, a Infinera forneceu a tecnologia de transmissão ICE6, projetada para atender às demandas de maior largura de banda e entregar maior capacidade de alcance às redes de telecomunicações.
Fonte: Tele.Síntese