O mercado brasileiro de banda larga fixa bateu a marca de 49,7 milhões de acessos em maio de 2024, indicam estatísticas divulgadas pela Anatel.
O mês foi novamente marcado por crescimento na Starlink, Vivo, Claro, Brisanet e Desktop; estagnação em alguns dos principais provedores regionais; e queda nos assinantes da Oi, apesar de leve crescimento na fibra – cuja unidade deve ser vendida neste mês, reconfigurando a dinâmica do segmento.
Os 49,7 milhões de acessos apontados na Anatel em maio indicam uma adição de 228 mil no mês e de 1,08 milhão de assinantes no acumulado de cinco primeiros meses de 2024. Ainda que os dados ainda possam passar por correção, o volume de novos clientes é 32% menor que o registrado no mesmo período de 2023.
Grandes
O melhor resultado do mês veio da vice-líder de mercado, a Vivo: foram 56 mil novos clientes, para base total de 6,93 milhões. O que puxa os números é a fibra: + 69 mil acessos em maio, para parque FTTH de 6,47 milhões. A empresa ainda tem 454 mil acessos baseados em cobre, que caíram 12 mil.
Na líder Claro, 17 mil adições levaram a base total para 10,10 milhões. O resultado na empresa também foi guiado pela fibra: +41 mil acessos em maio, para base FTTH de 1,51 milhão. A maioria dos clientes de banda larga da Claro ainda é atendida pelo cabo coaxial: 8,50 milhões, após queda de 23 mil.
Já na Oi, houve queda de 18 mil na base total no mês, para 4,72 milhões. No Oi Fibra houve leve crescimento de 2 mil, para 4,35 milhões na unidade que está atualmente recebendo propostas. E no legado da rede de cobre, a empresa ainda tem 345 mil assinantes, após perder mais 20 mil em maio.
Entre as regionais, os destaques seguem sendo Brisanet e Desktop, com novos clientes em maio acima da dezena de milhares: a cearense fez +12 mil adições, para 1,34 milhão de clientes, enquanto a operadora paulista registrou +11 mil, para 1,06 milhão.
Já nos demais grupos com mais de 500 mil assinantes, todos apontaram estabilidade, com leves variações positivas ou negativas. Vero, Unifique Brasil TecPar, Alares ganharam cerca de mil assinantes cada, enquanto a eB Fibra (Alloha) perdeu quase 2 mil. Já a Algar e a TIM perderam menos de mil acessos em maio.
A Starlink, por sua vez, somou 38 mil acessos em maio e se tornou a principal operadora do País na tecnologia via satélite, com 200 mil acessos.
Fonte: Teletime