Além de oficializar o lançamento de sua rede 5G no Nordeste, a Brisanet também iniciou nesta quinta-feira, 25, a comercialização de serviços de banda larga fixa sem fio (FWA) a partir da tecnologia 5G.

Em conversa com TELETIME, Jordão Estevam, diretor comercial da Brisanet, explicou parte da estratégia. Segundo ele, a largada do FWA 5G ocorrerá em cerca de 80 cidades do Nordeste – principalmente no Ceará, onde a empresa tem sede.

Para tal, estão sendo delineados dois modelos. O que chega primeiro ao mercado prevê equipamentos da casa do clientes (as CPEs 5G) sendo cedidos em comodato, em planos que variam entre R$ 99 e R$ 169. Estão previstas franquias de dados, que devem variar entre 350 GB e 1 TB.

Estevam vê aderência dos planos entre um público de menor poder aquisitivo. Vale lembrar que em Fortaleza, a promessa da Brisanet é atender 100% da cidade, incluindo periferias e comunidades onde o FWA pode ser uma boa alternativa.

Já o segundo formato – cujas condições finais ainda estão sendo desenhadas pela empresa – deve envolver a compra da CPE 5G pelo cliente, adianta Estevam.

Aqui, a estratégia é atingir usuários com um tíquete médio mais alto – incluindo os interessados em ter o FWA como segunda opção para conectividade. Segundo o diretor comercial da Brisanet, isso seria útil em casos onde o serviço principal não cobre toda a residência do cliente.

A Brisanet já tem hoje uma quantidade considerável de cidades em que a rede móvel está disponível e não há cobertura residencial de fibra. Nestas cidades, a estratégia é avançar com o 5G até que a fibra possa avançar. (O jornalista viajou para Fortaleza convidado pela Brisanet).

Fonte: Teletime