O aeroporto de São José do Rio Preto, em São Paulo, implementará a nova tecnologia Wi-Fi 7. O projeto é fruto de uma parceria entre empresas de tecnologia e órgãos governamentais, com o objetivo de testar a viabilidade do padrão em um ambiente real de alta demanda, onde há grande quantidade de pessoas circulando diariamente.
A implementação será feita em conjunto pelas empresas Wztech, Sinal BR e R3SS, responsáveis pela estrutura e conectividade dos primeiros equipamentos.
A iniciativa conta ainda com o apoio da rede de aeroportos ASP; da Prefeitura da cidade de São José do Rio Preto (através da secretaria de Desenvolvimento, da Secretaria de Planejamento, de Ciência e Tecnologia); e ainda da Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação (Apeti) e da Associação Brasileira de Internet (Abranet).
Nesta etapa no aeroporto do interior de São Paulo (oficialmente, aeroporto estadual Professor Eribelto Manoel Reino), estão sendo instalados três Access Points (APs) da fornecedora Ruckus, conectados à rede através de switches de 2,5 Gbps. Os equipamentos já são certificados pela Anatel no Brasil.
Os APs foram posicionados para suportar até 500 usuários simultaneamente, na área de embarque do aeroporto. O link de Internet completo deve ser de 10 Gbps, a fim de garantir cobertura na área com maior concentração de passageiros.
O Wi-Fi 7 utiliza a faixa de 6 GHz e oferece até 320 MHz de largura de banda (o dobro do Wi-Fi 6), além de modulação de ordem 4K-QAM. A nova geração oferece mais velocidade, menor latência e capacidade de conectar mais dispositivos simultaneamente, afirmam as envolvidas no projeto.
Fonte: TeleTime