A Efí Bank (Android, iOS) alcançou a marca de 10 mil participantes em sua comunidade no Discord (Android, iOS). O aplicativo é usado como canal para prestar atendimento técnico a parceiros que usam suas soluções de pagamento.

Sady Coimbra, gerente de relacionamento da Efí Bank, relata que antes de adotar o Discord a empresa perdia muito tempo no atendimento técnico, precisando repetir informações muitas vezes para o mesmo parceiro, em diferentes canais.

“A comunicação com os parceiros estava ficando difícil. Às vezes a gente passava informação várias vezes ao dia para uma mesma empresa… Daí fomos procurar alguma alternativa. A gente queria algo mais parecido com fórum e chats online. E vimos que o Discord servia”, relembra Coimbra, em conversa com Mobile Time.

O Discord permite operar com uma estrutura de fórum de discussão. A comunidade da instituição financeira é organizada por temas, com salas de discussão para cada assunto. Há, por exemplo, uma sala para cada API provida pela companhia, como uma para Pix e outra para pagamentos com cartão de crédito etc (veja screen shot abaixo).

Tela da comunidade da Efí Bank no Discord

Documentação técnica da Efí Bank no Discord

Além disso, a comunidade funciona como um repositório com informações técnicas sobre as soluções da Efí Bank.

“Temos uma documentação técnica muito completa. É possível entender como o produto funciona nos mínimos detalhes. Temos SDKs em mais de 14 linguagens, desde as mais antigas até as mais atuais. Todos os métodos estão prontos, basta acoplar no seu sistema. Retiramos a curva de aprendizado do integrador e o botamos direto na implementação. E qualquer dúvida ele consegue sanar no Discord, sem precisar ficar pesquisando online”, explica o executivo.

O fato de o Discord ser um app bastante utilizado entre pessoas ligadas à tecnologia facilitou a sua adoção pelos parceiros como canal de atendimento, acredita Coimbra.

Existe também a opção de atendimento ao usuário final pelo Discord. Neste caso, é aberta uma sala privativa de conversa e um bot coloca o consumidor em contato com um atendente humano responsável pelo assunto. É possível vincular a conta de usuário no aplicativo à conta na Efí, por meio de uma autenticação em dois fatores, o que permite um atendimento mais profundo. O canal, contudo, é pouco utilizado por consumidores finais, se comparado com outros mais tradicionais, como o WhatsApp e o chat dentro do app da instituição financeira.

Cerca de 30 pessoas da companhia trabalham conectadas ao Discord, entre consultores técnicos, equipe comercial e time de atendimento. As conversas acontecem todas em texto – não são usadas as salas de bate-papo por voz no contato com os parceiros.

Ilustração: Nik Neves

Fonte: Mobiletime