O Google One (Android, iOS) é o aplicativo com maior receita no Brasil pelo billing das lojas App Store e Google Play – ou seja, sem contar pagamentos feitos fora delas. De janeiro até o presente momento, o app registrou um faturamento de US$ 35 milhões no país somando App Store e Google Play, estima a AppMagic. Em seguida vêm YouTube (US$ 21,8 milhões); Globoplay (US$ 20,8 milhões); Canva (US$ 12,4 milhões) e o jogo Roblox (US$ 12 milhões).
O Google One figurou em primeiro lugar em receita em todos os meses deste ano no Brasil até agora, segundo a AppMagic. Em 2023, o aplicativo também foi aquele de maior faturamento no país, com receita de US$ 53,5 milhões.
O app oferece espaço para armazenamento na nuvem e alguns recursos extras em serviços do Google. Seus planos são de 100 GB (R$ 7,99/mês), 2 TB (R$ 38,99/mês) ou 2 TB + Gemini Advanced (R$ 96,99/mês).
Por que o Google One faz tanto sucesso no Brasil?
No mundo, o Google One é o nono app com maior faturamento em 2024 até agora, atrás de Tiktok, YouTube, Disney+ e cinco jogos (Honor of Kings, Monopoly Go, Royal Match, PUBG Mobile e Roblox).
Por que no Brasil ele faz mais sucesso que no resto do mundo? Os seguintes fatores contribuem favoravelmente: 1) comportamento de alta sociabilidade digital por parte do brasileiro, com uso massivo de redes sociais com fotos e vídeos; 2) base nacional de smartphones majoritariamente de gama baixa, com pouco espaço para armazenamento de fotos; 3) mudança de estratégia do Google em relação ao Google Fotos, que deixou de ser gratuito e ilimitado em junho de 2021; 4) preço acessível do plano básico em moeda local.
Ilustração: Nik Neves.
Fonte: Mobiletime