Projetos de implantação de centros de dados nas regiões Norte e Nordeste terão taxas de juros mais baixas; iniciativa integra a Missão 4 da Nova Indústria Brasil (NIB).

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, nesta quarta-feira, 11, uma linha de crédito específica para investimento em data centers. O montante soma R$ 2 bilhões e conta com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

A iniciativa integra a Missão 4 da Nova Indústria Brasil (NIB), apresentada em cerimônia no Palácio do Planalto. Para projetos nas regiões Norte e Nordeste, a taxa de juros parte de 6,13%. Demais regiões, a taxa começa em 8,5%.

Em comunicado, o BNDES destacou que o objetivo do projeto é investir na implantação de data centers pelo território brasileiro, levando em conta estimativas que indicam que, até 2030, o volume de dados no mundo deva alcançar 600 trilhões de gigabytes, o que vai exigir cada vez mais das infraestruturas de armazenamento, processamento e distribuição.

No evento, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que o banco de fomento já aprovou, na atual gestão, R$ 36,1 bilhões para transformação digital de empresas.

“Com a matriz de energia de quase 90% limpa, o Brasil é um país altamente competitivo nesse segmento, pois data centers exigem elevado consumo de energia. Além disso, o investimento em inovação tecnológica e digitalização está no centro da nova política industrial do presidente Lula”, ressaltou Mercadante.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, por sua vez, salientou que o Fust tem a finalidade de apoiar iniciativas inovadoras no setor de telecom. “O investimento em infraestrutura é fundamental para levar a nossa indústria para um novo patamar e os datacenters são pré-requisito para essa transformação. Eles são essenciais para dar segurança, celeridade e confiabilidade aos serviços digitais, inclusive em situações de crise”, pontuou. (Com assessoria de imprensa)

Fonte: Telesíntese