Composta por 119 câmeras, solução é utilizada em programa que visa a monitorar veículos dentro e nos arredores da cidade; secretaria de Segurança Pública tem acesso às imagens em tempo real.
A Dahua Technology, do ramo de Inteligência Artificial das Coisas (IAoT) – tecnologia que leva IA para infraestruturas de Internet das Coisas (IoT) – passou a fornecer sistema integrado de monitoramento veicular para a cidade de Limeira, no interior de São Paulo. A solução entrou em funcionamento no mês de junho.
O sistema inclui relatórios, dashboards, ferramentas de pesquisas de imagens e vídeos e ferramentas de investigação. A plataforma funciona com nove telas instaladas na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira, onde operadores podem acompanhar, em tempo real, o movimento das câmeras com rádios e telefones.
Na prática, o serviço passa a integrar o programa Cerco Inteligente, que visa a reduzir a criminalidade e identificar indivíduos e veículos envolvidos em atos criminosos. Com apoio de IA, o sistema de alta definição simplifica o cruzamento de dados de registros anteriores, impulsionando as operações de combate ao crime.
Segundo o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira, Wagner Marchi, a parceria fortaleceu as atividades da pasta, que agora conta com 119 câmeras de alta tecnologia e 225 faixas de rolamento.
“Já pegamos alguns casos de marginais com motocicletas e indivíduos que invadiram propriedades para subtração de bens”, diz o secretário. “Futuramente, podemos envolver a Secretaria de Mobilidade Urbana para ajudar em ações de trânsito, já que o sistema já faz o monitoramento das vias”, acrescenta Marchi.
As câmeras foram instaladas nas rodovias de acesso à cidade e no perímetro urbano, com o objetivo de facilitar o bloqueio e a identificação de veículos.
“Com equipamentos de última geração e uso intensivo de inteligência artificial, a nossa solução vai ajudar a combater a circulação de veículos irregulares, furtos e roubos de veículos nas rodovias e demais vias públicas”, afirma Lucas Kubaski, diretor de produtos, soluções e marketing da Dahua Technology Brasil.
Fonte: Telesíntese