A Nokia foi escolhida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) para aumentar o desempenho do IX.br com soluções avançadas de roteamento IP.

O Brasil Internet Exchange é uma iniciativa de Pontos de Troca de Tráfego Internet (PTT) ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), sendo uma das principais iniciativas do gênero no mundo.

Assim, a Nokia fornecerá equipamentos de roteamento para substituir parte da tecnologia atual do NIC.br, em busca de proporcionar ao IX.br um suporte maior de tráfego de dados.

A parceria também chega em um momento de crescimento exponencial da Internet no Brasil. Segundo o NIC.br, o País atravessa um crescimento massivo do tráfego de Internet e de dados, que deverá chegar a 218,5 milhões de usuários e mais de 50 terabits por segundo nos próximos cinco anos.

Além disso, a entidade acredita que as soluções da Nokia aumentarão a resiliência da rede, garantindo uma conexão mais estável e segura para os usuários.

IX.br

O NIC.br é responsável, dentre diversas iniciativas, por registrar e manter o domínio .br, além de, por meio do projeto IX.br,  implantar e promover a infraestrutura para a interconexão direta entre as redes que compõem a Internet no Brasil. 

O projeto conta atualmente com 36 Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) distribuídos em áreas metropolitanas das cinco regiões do país e conecta mais de 3.500 Sistemas Autônomos. A automação da rede deve permitir uma gestão mais eficiente e ágil, além de reduzir custos operacionais.

A Nokia oferecerá roteadores Nokia 7250 e 7750 (IXR), que atuam com serviços EVPN e interfaces de 400/800G. A utilização do protocolo EVPN promete maior eficiência, escalabilidade e simplificação da infraestrutura. As soluções possuem uma arquitetura unificada, tanto no plano de controle quanto no plano dos dados e atua com diversas operadoras, serviços de VPN corporativos e infraestruturas de rede. 

“Gigantes dos pontos de interconexão de tráfego como o NIC.br estão na linha de frente do gerenciamento do tráfego de Internet e dados, em seu implacável crescimento estimulado por hyperscalers, ISPs, provedores de conteúdo e operadoras de rede. A atualização da rede do NIC.br, com aumentos em capacidade, confiabilidade e automação, é essencial para acompanhar o crescimento exponencial da Internet no Brasil”, afirmou o vice-presidente de Redes IP da Nokia, Vach Kompella.

Fonte: Teletime