Na edição deste ano do Rock in Rio, a TIM vai estrear uma antena que promete reforçar a conectividade 5G. A operadora vai instalar estações rádio base (ERB) de banda dupla (2,3 GHz e 3,5 GHz) fornecidas pela Huawei em diversas partes da Cidade do Rock. A infraestrutura, chamada MetaDual, proporciona um aumento de 50% na capacidade de transmissão de dados e amplia a área de cobertura em 30%.

“É uma antena estudada para eventos desse porte, pela alta densidade de pessoas e de tráfego”, disse Marco Di Costanzo, CTO da TIM, em coletiva online com jornalistas, nesta quinta-feira, 5. “É a primeira aplicação dessa antena nas Américas e uma das primeiras no mundo”, acrescentou.

O diretor de Tecnologia ainda afirmou que a infraestrutura será instalada pelas cidades do País “ao longo dos próximos anos, onde necessitar demanda no roll out da rede 5G”.

Para o Rock in Rio 2024, a operadora vai usar 90 antenas de quinta geração móvel, mais do que triplicando a infraestrutura em relação à edição anterior – em 2022, a tele instalou 25 antenas 5G na área do festival.

A expectativa é de que, pela rede 5G da TIM, trafegue até 400 TB de dados no evento, ante 133 TB em 2022. A operadora também informou que 30% dos usuários do seu serviço celular devem se conectar pela rede de quinta geração, gerando 50% do tráfego de dados.

A TIM também vai acionar a frequência de 28 GHz nos sete dias do festival. “Vamos utilizar em lugares específicos, como áreas fechadas e lojas. Os 28 GHz vão atender áreas indoor”, explicou Costanzo.

Entretenimento

Além da conectividade móvel, a TIM planeja usar a tecnologia 5G em atividades de entretenimento no festival. Uma das ativações será o Karaokê 5G, por meio da qual o público poderá cantar em cabines na Cidade do Rock.

Suas imagens aparecerão como hologramas no estande da empresa no festival, cantando em sincronia com uma banda que se apresenta a distância. A experiência será proporcionada em função da baixa latência da rede de quinta geração.

A tele ainda patrocina o brinquedo Mega Download, uma torre de 30 metros de altura que pode atingir até 50 km por hora na descida.

Fonte: Telesíntese