A Microsoft atualizou nesta terça-feira, 1º, o aplicativo do Copilot (Android, iOS) com novas funções, em especial um modo de conversação em voz, um resumo de notícias e um modo de descoberta pessoal. Mas talvez a principal novidade seja a chegada do assistente da Microsoft ao WhatsApp.
Para acessar a IA generativa no WhatsApp basta clicar neste link. Na sequência, uma janela de conversa é aberta no app de mensageria. Enviando um “Hi Copilot”, o usuário faz o aceite (opt-in). Na sequência, pode usar a assistência virtual para:
- Questionar e ter respostas de forma natural;
- Resumir textos;
- Pedir para ajustar o tom de um texto;
- Criar estórias;
- Gerar imagens.
Vale dizer, a IA generativa no WhatsApp está disponível em português para o público brasileiro, conforme testes feitos por esta publicação. Seu uso é gratuito.
Outras funcionalidades no Copilot
A Microsoft apresentou ainda outras funções do app que estão mais focadas para o público do idioma inglês na Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido. Um deles é o Copilot Voice, um modo de conversação (bem similar com aquele formato lançado pela OpenAI) que permite ao usuário engajar com conversas de voz com a assistente, com quatro opções de vozes.
Outro modo é o de notícias, o Copilot Daily, que resume e lê as notícias da manhã e a previsão do tempo com o Copilot Voice a partir de informações de parceiros da Microsoft, como Reuters, Axel Springer, revistas da Hearst editora, USA TODAY e Financial Times.
E a terceira novidade no app é o Copilot Discover, um modo de descoberta de conteúdo com base no opt-in e histórico de conversas do usuário. Pode inclusive sugerir ações para a pessoa melhorar suas habilidades sociais, como praticar uma conversa de tema difícil ou meditar.
Além das novidades do app, a IA generativa ganhou novas funções no navegador Microsoft Edge, como um acesso rápido ao assistente (basta digitar ’@copilot’ e apertar enter na barra de endereço) e o Copilot Labs, um modo de experimentação que recebe a solução de contextualização de imagens e textos, o Copilot Vision. Por exemplo, o Vision pode ler e dar uma ideia de tempo para cozinhar o prato de uma receita culinária. Ou dar dicas para escolher a paleta de cores para pintar um apartamento com base nos móveis atuais.
O Labs ainda recebe o modo Think Deeper. Novamente, bem similar às novidades recentes da OpenAI, a funcionalidade demora mais tempo para processar e dar uma resposta com maior qualidade.
Disponibilidade
De acordo com a Microsoft, o Think Deeper será lançado nesta semana para um número limitado de usuários do Copilot Pro (pago) na Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido. Já o Copilot Labs deve ser liberado em breve para usuários nos EUA. Ambos chegam via browser Edge.
No mobile, o Copilot Voice chega nesta terça-feira, 1, para todos os usuários da língua inglesa na Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido. Com a promessa de uma expansão para outros idiomas e países em breve.
O Daily começa apenas nos EUA e Reino Unido nesta terça-feira e em outros países em breve. E o Discover está em ajustes finais antes de ser lançado na Zona Econômica da Europa e Reino Unido em breve.
Imagem principal: Microsoft Copilot dentro do WhatsApp (divulgação)
Fonte: Mobiletime