O Eutelsat Group confirmou neste último domingo, 20, o sucesso no lançamento de 20 satélites da constelação de baixa órbita OneWeb.
Os artefatos foram ao espaço a bordo do foguete Falcon 9 da SpaceX, em missão realizada no sábado, 19, a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia (Estados Unidos).
Após o lançamento, os satélites se separaram com sucesso do veículo, sendo dispensados em dez lotes ao longo de 20 minutos. A “aquisição” do sinal foi confirmado nos 20 artefatos, que foram construídos pela Airbus U.S. Space & Defense.
“O lançamento ocorre após o aniversário de um ano da fusão entre Eutelsat e OneWeb que criou a única operadora GEO-LEO do mundo”, afirmou a empresa, em referência à combinação de seus satélites nas órbitas geoestacionária e baixa.
Hoje, a constelação LEO da OneWeb soma mais de 600 de satélites em órbita, que se somam aos 36 satélites GEO detidos pela Eutelsat.
“Desde a fusão, a Eutelsat tem visto um aumento significativo na demanda por serviços multi órbita, e está colaborando com líderes da indústria como Intelsat, Inmarsat Maritime e Hughes para entregar serviços de conectividade de ponta em todo o mundo e em diversos setores”.
Fonte: