A Anatel pretende realizar o lançamento oficial do serviço de Origem Verificada (antigo Stir/Shaken) no dia 5 de novembro, data de aniversário da agência reguladora. Trata-se de um serviço de autenticação de chamadas telefônicas, mostrando na tela do smartphone o nome da empresa que está ligando, junto com um selo de verificação, a logomarca e até o motivo da ligação. O objetivo é aumentar a confiança do consumidor para atender chamadas legítimas, evitando cair em golpes telefônicos.
A Origem Verificada será oferecida pelas operadoras às empresas que queiram ter suas chamadas autenticadas. A ABR Telecom participa da coordenação do projeto e a plataforma adotada foi desenvolvida pela Cleartech.
Até o momento 64 prestadoras de serviços de telecom iniciaram tratativas com a ABR Telecom para adotar a plataforma, das quais 39 assinaram contrato e 20 concluíram a homologação e a conectividade de rede. Essas 20 já estão aptas a prestar o serviço. Dentre elas estão operadoras de telefonia fixa e móvel.
Claro, TIM e Vivo estão habilitadas a terminar chamadas com a Origem Verificada. Algar, Datora e várias MVNOs participantes do projeto já conseguem originar chamadas, mas ainda estão trabalhando a adequação para terminar ligações.
Compatibilidade dos terminais ao Origem Verificada
Um dos maiores desafios do projeto é a compatibilidade dos smartphones com o serviço. No lançamento, todos os terminais da Samsung com Android 10 ou superior estarão parcialmente compatíveis. Eles conseguirão apresentar o nome da empresa que está ligando e um checkmark acompanhado do texto “Número Validado”. Os modelos a partir de Android 14 terão a compatibilidade completa, podendo exibir também logomarca e o motivo da chamada.
Os demais terminais, de qualquer fabricante, com Android 11 ou superior, terão compatibilidade parcial.
Os aparelhos da Apple, a partir do iPhone 10, estarão compatíveis na próxima janela de atualização, esperada para dezembro de 2024.
Os próximos passos do projeto da Origem Verificada serão apresentados no MobiMeeting Finance + ID, no dia 30 de outubro, no WTC, em São Paulo, por Marco Antônio Gomes, coordenador do processo de acompanhamento da relação entre prestadoras da Anatel. A agenda atualizada e mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.mobimeeting.com.br.
Fonte: