A Nokia firmou a extensão, por cinco anos, de seu acordo de longo prazo para o fornecimento de roteadores e switches de data center à Microsoft Azure. Com o novo acordo, a fabricante passa a entregar à Microsoft redes em mais de 30 países. Com isso, a empresa amplia seu papel como fornecedora estratégica para a infraestrutura global de nuvem da Microsoft.
A Nokia explica que o acordo amplia a colaboração existente entre as duas empresas em torno da plataforma SONiC, de código aberto. Como parte dessa expansão, a companhia fornecerá sua plataforma 7250 IXR-10e de “conectividade interdata center em escala multiterabit”. Afirma ainda que continuará a entregar seu switch de gerenciamento de rack superior, já em utilização na Azure.
De acordo com a Nokia, os roteadores e switches de data center serão implementados tanto em novos locais quanto para apoiar a migração da Microsoft de 100GE para 400GE (gigabit ethernet) em instalações já existentes, com foco na crescente demanda de tráfego projetada para os próximos anos. Segundo a Nokia, a implantação do 7250 IXR-10e está programada para começar em fevereiro.
“Como resultado deste novo acordo, a Nokia aumentará ainda mais a escalabilidade e a confiabilidade dos data centers Microsoft Azure em todo o mundo”, afirma Vach Kompella, vice-presidente sênior e gerente-geral da unidade de negócios de rede IP da Nokia.
“Estamos continuamente expandindo nossa presença global para apoiar o crescimento massivo das cargas de trabalho de computação. Nos últimos seis anos, trabalhamos com os engenheiros da Nokia para desenvolver seus roteadores que executam SONiC para avançar rapidamente nossa expansão com a qualidade que nossos clientes exigem”, acrescentou David Maltz, technical fellow e vice-presidente Corporativo da Microsoft Azure Networking.
Fonte: