|Mobile Time Latinoamérica| No competitivo mercado colombiano de telecomunicações, um novo operador móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês) surge com uma proposta inovadora. A Swift Móvil busca se destacar por seu enfoque totalmente digital e uma promessa de simplicidade e transparência no serviço, tudo por meio de um aplicativo móvel.

Mobile Time Latinoamérica conversou com John Capote, diretor de produto e marketing da Swift Móvil, sobre a decisão de lançar este operador móvel no mercado colombiano, seu diferencial e as expectativas de crescimento da marca.

Mobile Time Latinoamérica – Como surgiu a ideia de trazer um novo operador móvel virtual para a Colômbia?

John Capote – A ideia da Swift Móvil nasceu na Colômbia e conta com o apoio da Plintron, uma empresa com experiência em diversos mercados ao redor do mundo, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. Com base nessa experiência observada na Plintron, em mercados mais maduros com alta penetração de telefonia móvel, identificamos que na Colômbia existem apenas 10 ou 11 marcas, todas pequenas, o que nos revelou uma enorme oportunidade de desenvolver o mercado de telefonia móvel baseado em operadores móveis virtuais.

Na Europa, o mercado de operadores móveis é bastante maduro; quase todas as grandes redes de varejo possuem sua própria marca de telefonia móvel. Na Colômbia, apenas o Éxito tem esse tipo de serviço, e ainda há grandes marcas que não decidiram lançar seu próprio serviço de telefonia. Ao entender esse nicho dos operadores móveis e reconhecer que há uma necessidade contínua dos usuários por um serviço personalizado e diferenciado, em comparação com os serviços tradicionais oferecidos pelos grandes operadores, decidimos lançar a Swift Móvil.

Realizamos um estudo de mercado no início do ano para entender se havia oportunidade para uma nova marca e, definitivamente, existe. Descobrimos que os clientes enfrentam muitos problemas e inconvenientes com a experiência de telefonia móvel, encontrando diversas deficiências em seus operadores atuais. Por isso, lançamos uma marca que aborda precisamente essas dores dos usuários e, com a plataforma, o serviço e a rede que temos, sabemos que podemos atender a essas necessidades.

Como funciona o enfoque de ser um operador 100% digital?

A Swift Móvil nasceu com a premissa de oferecer um serviço de qualidade, transparente, onde as condições para o usuário sejam claras, para que ele saiba o que está comprando e recebendo, além de proporcionar uma experiência diferenciada no atendimento ao cliente.

Este é um serviço 100% digital, o que significa que tudo será rápido e oportuno para o usuário. Tudo poderá ser feito a partir de um aplicativo móvel que já desenvolvemos e que está bastante maduro. Assim, sem deslocamentos ou necessidade de enfrentar filas para fazer uma reclamação em uma loja, tudo será atendido pelo telefone. Nossa premissa é oferecer um serviço 100% digital que seja simples de usar, claro para o usuário e muito transparente nas condições.

Que tipo de serviços o usuário encontrará na Swift Móvil?

Entramos no mercado com uma oferta competitiva. Nossa oferta não será a mais econômica, mas também não será a mais cara. Teremos serviços muito semelhantes aos da concorrência, mas a ideia é oferecer uma proposta competitiva cujo valor agregado para o usuário esteja na ausência de deslocamentos, dores de cabeça, faturas ou cobranças não solicitadas.

Como é o processo de aquisição do serviço e a portabilidade numérica?

Somos uma marca 100% digital, portanto, não teremos pontos físicos para atender o usuário; tudo será através do site e do aplicativo móvel. O primeiro ponto de contato que esperamos ter é por meio das redes sociais ou do Google.

Em nosso site, há a opção de comprar o chip SIM com um plano; basta preencher um formulário e efetuar o pagamento com cartão de crédito ou PSE, que são os dois principais meios de pagamento que temos. Uma vez feito o pedido do chip SIM, a ideia é que, nas grandes cidades, ele seja entregue no máximo no dia seguinte.

Quanto à portabilidade, embora atualmente seja complexa, desenvolvemos uma opção para que também possa ser feita pelo aplicativo. Temos duas opções. A primeira é que cada usuário faça isso preenchendo alguns formulários no aplicativo: o processo é basicamente autogerenciado. A segunda opção é por meio do contact center, que também auxilia nesse processo. A ideia é que a portabilidade possa ser programada e, no dia seguinte, ao trocar o chip SIM, o usuário tenha o número com os serviços da Swift Móvil.

Seus serviços serão oferecidos através da rede da TIGO. Como funciona a parceria com esse operador?

Os operadores móveis virtuais alugam uma rede de telefonia móvel; no caso da Swift Móvil, escolhemos a TIGO porque é a melhor rede de dados que o país possui atualmente. É a rede mais estável e veloz em termos de dados e melhorou muito em cobertura.

Desde 2020, a TIGO tem investido capital na ampliação de sua cobertura e podemos dizer que a cobertura atual é bastante competitiva com a da Claro. Atualmente, uma das melhores redes do país é a da TIGO, por isso nos aliamos a eles.

Além disso, a TIGO entende o negócio de telefonia móvel virtual e reconhece que os operadores móveis virtuais que operam em sua rede geram receita para a empresa. Portanto, os dois argumentos válidos são que é a melhor rede e que a empresa tem uma boa relação com os operadores virtuais que utilizam sua rede.

Em relação ao 5G, vocês oferecerão o serviço?

Sim, claramente, ao termos um acordo com a TIGO, podemos usufruir dos serviços que eles implementam, como as redes 5G. A empresa já possui cobertura em várias grandes cidades, e esse mesmo benefício está disponível para os usuários da Swift Móvil. Comercialmente falando, todos os usuários da Swift Móvil, desde o momento em que adquirem o SIM, já têm acesso ao 5G, independentemente do plano.

Em alguns operadores, o 5G é disponibilizado com certas restrições comerciais. Por exemplo, é habilitado apenas para serviços pós-pagos. Nós o oferecemos para todos os nossos usuários.

Para o lançamento, os usuários devem adquirir um SIM Card. A partir de quando será implementado o eSIM?

Nossa premissa é ser 100% digital; para isso, precisamos oferecer o eSIM. Tivemos um atraso no lançamento do eSIM, mas a ideia é disponibilizá-lo a partir de 15 de novembro.

No entanto, iniciamos com o SIM físico porque entendemos que a penetração do eSIM ainda é baixa na Colômbia. As grandes marcas de telefones já estão incluindo o eSIM em aparelhos de gama média, enquanto os de gama alta já contam com eSIM. Acreditamos que isso mudará nos próximos dois anos, quando a penetração do eSIM será maior.

Enquanto isso, continuaremos vendendo o SIM físico, pois muitos usuários ainda não possuem um telefone de gama alta com eSIM. À medida que isso for mudando, os usuários poderão ativar um eSIM sem custo adicional.

O serviço da Swift Móvil estará disponível em todas as cidades do país ou apenas nas principais?

Nossa cobertura de rede é nacional. No entanto, para a entrega do SIMcard, temos algumas restrições. Inicialmente, estamos nas grandes cidades e algumas intermediárias, especificamente em sete cidades que são as maiores da Colômbia.

Para expandir, estamos trabalhando com o operador logístico para firmar um acordo que nos permita alcançar mais cidades e localidades. Ainda não temos o processo concluído, mas a ideia é, nos próximos dias, habilitar mais cidades. O objetivo é crescer gradualmente. Por isso, estamos focados inicialmente nas grandes cidades, onde já podemos entregar o SIM no dia seguinte.

Para este primeiro ano, quais são as expectativas de crescimento no mercado colombiano?

Inicialmente, vamos vender apenas o serviço de conectividade móvel; posteriormente, poderíamos incluir produtos relacionados a dispositivos móveis.

Como somos uma empresa que nasce pequena, a ideia é crescer de maneira quase orgânica, de forma mais simples. Não queremos ser os maiores do país; não viemos competir diretamente com Claro, Movistar ou TIGO. A eles se compete com preços e com a experiência que mencionei anteriormente. Queremos oferecer ao cliente o diferencial de um atendimento digital que seja claro, simples e transparente; é aí que encontramos uma oportunidade.

Nossa meta para o primeiro ano é alcançar aproximadamente 100 mil usuários. Acreditamos que podemos conseguir isso com a infraestrutura que temos, a qualidade da rede e a plataforma que construímos.

Vocês planejam expandir para outros países da América Latina?

Sim, a ideia é começar na Colômbia, entender bem o consumidor colombiano e aprimorar essa experiência. À medida que aprendermos sobre esse usuário na Colômbia, que sabemos ser um pouco diferente dos de outras partes do mundo em termos de poder aquisitivo e experiência, e uma vez que cumprirmos essa promessa de valor e nos tornarmos a marca preferida dos usuários, consideraremos expandir para outros países.

A Plintron já opera no Chile e no México. O natural seria irmos para esses dois países após a Colômbia e, posteriormente, para outros países que também estão em nossos planos.

Fonte:

MobileTime