A Embratel (marca da Claro para o mercado corporativo) será pela 18ª vez consecutiva a fornecedora de telecomunicações e TI responsável pelas soluções digitais e de conectividade no Grande Prêmio de F1 de São Paulo, que terá edição de 2024 realizada neste próximo final de semana.
Para suprir a qualidade de serviços demandada pelo GP, a estrutura implementada pela Embratel para o evento contemplará:
- 38 quilômetros de cabeamento, sendo 20 quilômetros de fibra ótica e 18 quilômetros de cabos UTP para viabilizar sistemas integrados de voz, dados e Internet e comunicação imediata entre diversas áreas da organização;
- HotLine com cerca de 100 linhas conectando as salas de coordenação com áreas estratégicas e essenciais como Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Hospital, Direção de Provas, entre outras;
- fibra óptica para conectar os 18 pontos de telões do autódromo;
- interconexão do autódromo a um Data Center;
- redes Wi-Fi 6 para as áreas da Imprensa e Fotos e em pontos estratégicos e Wi-Fi 5 nas áreas VIP;
- rede de acesso exclusiva e provida com solução GPON, para atender a estrutura de vendas das lojas e caixas instalados no autódromo;
- e solução de transmissão de vídeo (EVSol) para assegurar o transporte seguro do sinal de vídeo ao vivo da competição, via Internet;
- e soluções de conectividade em altas velocidades.
A transmissão em vídeo também se apoiará n a própria estrutura de rede de quinta geração da Claro, que fornecerá chips 5G para os equipamentos ‘Mochilinks’ utilizados pela promotora do evento e também na cobertura que será realizada pela TV Bandeirantes.
Toda a operação terá suporte de uma equipe técnica especializada, focada no monitoramento em tempo real, afirma a Embratel. Além disso, visando ampliar a segurança também no ambiente cibernético, os links de Internet fornecidos para o evento estão configurados com sistemas de proteção Anti-DDoS.
“Como líder no segmento corporativo e com ampla experiência no fornecimento de soluções para grandes eventos, estamos muito satisfeitos por estar novamente integrando e habilitando o ecossistema digital para o Grande Prêmio de São Paulo, um dos eventos mais importantes do calendário esportivo no País e que gera impacto global por meio da tecnologia provida por nós”, diz Marcello Miguel, diretor-executivo de Marketing e Negócios na Embratel.
Fonte: