A competição acirrada no mercado de banda larga exige que os provedores de serviços de internet (ISPs) estejam sempre na vanguarda da tecnologia para fornecer as melhores conexões aos clientes. E o Wi-Fi 7 acaba de chegar trazendo diversas inovações que vão mexer com as expectativas dos assinantes.
A Huawei, líder em tecnologias de conectividade, se consolidou como a principal fornecedora de roteadores de Wi-Fi 6 do Brasil nos últimos anos. Agora, a companhia dá um passo adiante entrando na era do Wi-Fi 7. Com um roteador que tem o melhor custo-benefício do mercado (saiba mais abaixo), a empresa busca apoiar os ISPs na transição para a próxima geração de redes sem fio, entregando conexões velozes, seguras, estáveis e com baixa latência, além de habilitar o uso de novas tecnologias.
“O BE3 revolucionou o mercado ao trazer a velocidade do Wi-Fi 7 com um preço acessível, atendendo às necessidades de quem busca uma conexão ultrarrápida para reuniões, jogos, streaming em 4K e muito mais. Um de seus principais diferenciais é o recurso Multi-Link Operation (MLO), que permite o uso simultâneo de bandas de frequência dupla, proporcionando maior velocidade e menor latência. Além disso, o roteador conta com um processador dedicado e um chip inovador capaz de reduzir em 50% a carga da CPU, garantindo desempenho otimizado e uma experiência de conexão incomparável”, afirmou o Guilherme Ferrari, gerente de Produtos da Huawei.
O Wi-Fi 7, que chega ao mercado este ano, amplia significativamente as capacidades das redes de banda larga. Entenda, a seguir, as vantagens de migrar para a geração mais moderna de rede sem fio.
Vantagens do Wi-Fi 7
Umas das vantagens mais perceptíveis do Wi-Fi 7 – e uma das mais sensíveis para o usuário de banda larga – é a velocidade. O Wi-Fi 6, por exemplo, oferece taxas de transferência de dados de até 9,6 Gbps, mas o Wi-Fi 7 vai muito mais além. A tecnologia tem capacidade para alcançar até 30 Gbps.
Isso se deve, principalmente, ao uso de uma tecnologia aprimorada chamada Multi-Link Operation (MLO), que, em linhas gerais, permite que os dispositivos utilizem múltiplas bandas de frequência ao mesmo tempo (2,4 GHz e 5 GHz simultaneamente, por exemplo), o que garante uma conexão mais veloz e eficiente.
Outra vantagem é a eficiência em ambientes congestionados. O Wi-Fi 6 trouxe a solução OFDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal), que divide o espectro em subcanais, possibilitando que diversos dispositivos transmitam dados simultaneamente. Isso é ideal para locais com grandes densidades de conexão, como prédios e residências inteligentes.
Mas o Wi-Fi 7 expandiu essa funcionalidade com a implementação do CMU-MIMO (Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas Multi-Usuário Coordenado), ampliando a capacidade de transmissão de dados simultâneos e, consequentemente, a capacidade da rede de lidar com vários dispositivos ao mesmo tempo sem perda de desempenho.
A latência é outro aspecto que foi melhorado no Wi-Fi 7. Mais uma vez, graças à tecnologia MLO, que permite o uso de diferentes canais e bandas simultaneamente, o tempo de resposta entre os comandos e a operação na rede diminui significativamente. Vale lembrar que a melhora da latência vai ser mais sentida em jogos online e aplicações de realidade aumentada e virtual, além de atividades críticas, como automação industrial.
Ainda vale destacar uma característica que torna o Wi-Fi 7 muito mais poderoso do que as gerações anteriores de redes sem fio. A tecnologia trabalha com largura de banda de 320 MHz, ante, por exemplo, 160 MHz no Wi-Fi 6. Isso significa que o Wi-Fi 7 é capaz de transmitir mais dados de uma vez, aumentando a eficiência e a
velocidade da conexão.
Na prática, a transição para o Wi-Fi 7 permite conexões mais rápidas, estáveis e com menor latência. O usuário tem uma experiência de internet mais aprimorada, especialmente em ambientes com muitos dispositivos conectados.
HUAWEI WiFi BE3
Sempre na liderança no que diz respeito a tecnologias de conectividade, a Huawei estreou no Wi-Fi 7 com o roteador que tem o melhor custo-benefício do mercado. O HUAWEI WiFi BE3 é um aparelho de alta capacidade ao preço sugerido de R$ 499.
O equipamento, projetado para integrar planos de banda larga de provedores de todos os portes, tem uma taxa de conexão de até 3.600 Mbps – distribuídos em 2.882 Mbps na frequência de 5 GHz e 688 Mbps na de 2,4 GHz.
Na prática, com o BE3, o usuário pode fazer downloads de arquivos pesados rapidamente, enquanto assiste a streaming em resolução 4K e 8K sem travamento. Além disso, jogos online rodam com fluidez, aproveitando a baixa latência que acompanha o Wi-Fi 7.
O roteador também combina, de forma inteligente, as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz para aumentar a velocidade da rede e reduzir a latência, graças à tecnologia Multi-Link Operation (MLO). O BE3 ainda utiliza a modulação avançada 4K QAM, que permite maior quantidade de dados transmitidos, aumentando a potência das redes Wi-Fi 7 em até 120% em relação ao Wi-Fi 6.
Adicionalmente, o equipamento foi projetado com um chip inovador que reduz a carga da CPU em 50% e dobra a capacidade de processamento da rede, garantindo alto desempenho mesmo sob demanda intensa. O roteador ainda acompanha uma porta WAN/LAN de 2,5 Gbps e três portas WAN/LAN de 1 Gbps.
Por fim, vale mencionar que o roteador também estende a cobertura do sinal em até 30% em relação aos modelos de Wi-Fi 6, inclusive com mais capacidade para superar paredes e obstáculos de todos os tipos.
Fonte: