O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 214,5 milhões para a Brisanet, com o objetivo de expandir a cobertura de internet de banda larga móvel nos estados do Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. O projeto será viabilizado com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), e visa beneficiar 613 mil pessoas, com foco em áreas de baixa renda e infraestrutura de telecomunicações precária.

Investimentos

O financiamento permitirá a construção de 309 torres urbanas, cada uma equipada com uma Estação Rádio Base (ERB), essenciais para a propagação do sinal 5G. A Anatel classifica essas áreas como de baixa qualidade de rede, o que justifica a intervenção para promover melhorias significativas na conectividade. O projeto está alinhado com os objetivos do Fust de universalizar o acesso à internet de alta capacidade. Assim, proporcionando oportunidades econômicas, educacionais e de saúde às populações locais.

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, enfatizou que a conectividade no século 21 tem um impacto semelhante ao da eletricidade no passado, sendo crucial para o desenvolvimento social e econômico. Para ele, a redução das desigualdades regionais por meio da tecnologia é uma das prioridades do governo.

Brisanet e a inclusão digital

José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, destacou a relevância dessa iniciativa para a inclusão digital no Nordeste. Com o apoio dos recursos do Fust, a empresa ampliará seu alcance e contribuirá para o crescimento da região. Assim, a empresa promete levar inovação e conectividade às comunidades carentes.

O CEO ressaltou ainda que a tecnologia 5G será fundamental para transformar o futuro dessas áreas, promovendo a inclusão digital e social. O diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luís Gordon, também comentou sobre a importância do projeto para o desenvolvimento da infraestrutura nacional e a promoção da integração produtiva, com foco na universalização do 5G. “A finalidade é reduzir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento econômico e social”, disse.

Fonte:

Pontoisp