O Grupo TIM (antiga Telecom Italia) concluiu o processo de venda de sua participação residual em um ativo de torres na Itália, informou a operadora nesta sexta-feira, 29. A companhia, controladora da TIM Brasil, levantou cerca de 250 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,6 bilhão) com a transação.

De forma prática, a tele italiana vendeu a sua participação de 10% no capital da Daphne 3, empresa que detém 30,8% do capital social da Inwit (Infrastrutture Wireless Italiane). O comprador foi o Impulse I, um consórcio de investidores institucionais liderada pela Ardian, empresa francesa de private equity.

Em nota, o Grupo TIM destacou que a receita obtida coma a venda de sua participação não terá impactos nas previsões de alavancagem para 2024. Além disso, a operadora informou que a operação foi aprovada pelas autoridades antitruste e pelo governo italiano.

Venda de ativos

Vale lembrar que, para equilibrar as finanças, o Grupo TIM tem optado pela estratégia de venda de ativos. O caso mais emblemático foi a venda da NetCo, braço de infraestrutura de rede fixa, para o fundo norte-americano KKR.

Com a alienação do ativo, a TIM italiana obteve uma redução substancial em sua dívida financeira líquida ajustada, que fechou o terceiro trimestre em 10,9 bilhões de euros, ante a soma de 26,4 bilhões de euros no mesmo período do ano anterior.

A operadora também avalia vender a Sparkle, unidade de serviços de atacado e proprietária de uma extensa rede de cabos submarinos. No momento, o conselho de administração do Grupo TIM aguarda a apresentação de uma oferta vinculante do governo da Itália pelo ativo.

Fonte:

Telesintese