Miriam Aquino, diretora-executiva do portal Tele.Síntese e uma das principais jornalistas especializadas em telecomunicações do Brasil, faleceu na madrugada desta terça-feira, 7, em Brasília, aos 64 anos.
Miriam foi uma pioneira no jornalismo de telecom no País, atuando no setor há mais de 30 anos. Ingressou na cobertura especializada pela Dados e Ideias, passando depois pela Plano Editorial (Informática Hoje e Jornal Telecom). Teve trajetória nas áreas de economia e política em publicações como O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília e Gazeta Mercantil. Em 2005, fundou ao lado de Lia Ribeiro a Momento Editorial, sob a qual operavam os portais Tele.Síntese e PontoISP.
Formada em Jornalismo na primeira turma da Universidade de Brasília, Miriam protagonizou a cobertura jornalística dos principais momentos da história recente dos setores de TIC e telecom. Tinha talento raro para abordar temas complexos de uma forma clara e acessível, como evidenciado naquele que seria o seu último texto, publicado nesta segunda-feira, 6.
Condecorada em 2016 com a Ordem do Mérito das Comunicações pela sua contribuição para o desenvolvimento do setor de comunicação no Brasil, Miriam Aquino deixa dois filhos.
Apesar de serem publicações concorrentes, Teletime e Tele.Síntese, ao lado de outras publicações especializadas, sempre procuraram trazer transparência, informações relevantes e precisão para leitores e profissionais de telecomunicações. Na disputa pela notícia, Miriam era uma motivação constante para nós jornalistas.
Em 2020, as publicações se uniram em um projeto dedicado a manter a cobertura especializada em meio aos desafios da pandemia, e juntamente com a Mobile Time, Convergência Digital e TI Inside, criaram por três edições o 5X5 TecSummit, em que os cinco veículos se complementaram e mostraram em um evento conjunto o valor do jornalismo especializado de qualidade.
A equipe de Teletime manifesta o mais profundo pesar com a notícia e sentimentos de solidariedade à família, amigos e colegas de trabalho.
Homenagens
Em nota de pesar publicada na tarde desta terça-feira, a Anatel lamentou o falecimento de Miriam Aquino.
“A Agência Nacional de Telecomunicações manifesta seu pesar pelo falecimento da jornalista Miriam Aquino, presidente e fundadora do portal Tele.Síntese. Sua trajetória profissional sempre esteve conectada à história do setor de telecomunicações do Brasil, a qual dedicou-se com empenho, isenção e paixão. Prestamos condolências a seus familiares e amigos neste momento difícil”, afirmou a agência.
Por meio de uma rede social, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, também se manifestou.
A Conexis – entidade que representa as principais operadoras de telecom do País – foi outra que prestou homenagens à jornalista.
“O jornalismo brasileiro perdeu hoje uma das principais profissionais e especialistas no setor de telecomunicações. Miriam Aquino sempre foi referência para quem acompanha as notícias do setor. Em mais de 30 anos de cobertura jornalística, em veículos como O Globo, Correio Braziliense e Gazeta Mercantil, entre outros, Miriam marcou presença nos principais eventos da história das telecomunicações do país. Foi fundadora e era presidente do Tele.Síntese, um dos mais importantes veículos especializados em telecomunicações do Brasil. Jornalista competente e perspicaz, Miriam deixará saudades e um grande legado como pessoa e profissional”.
Houve ainda manifestações de outras entidades setoriais. Pelo segmento de provedores regionais de Internet, a Abrint destacou que “Miriam foi uma pioneira do jornalismo especializado em telecomunicações e tecnologia no Brasil, com mais de três décadas de trabalho”.
“Fundadora do portal Tele.Síntese, Miriam era uma voz íntegra e ativa dentro de nosso setor, traduzindo temas complexos em notícias claras e informativas. Jornalista dedicada, sempre deu atenção e respeito aos provedores regionais, acompanhando a história da Abrint desde sua criação. Miriam deixa um legado de grande relevância para o setor”.
Da mesma forma, a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) prestou suas homenagens. “Miriam desempenhou um papel fundamental na cobertura e análise do setor de telecomunicações no Brasil. Seu trabalho à frente do portal Tele.Síntese, leitura obrigatória aos profissionais do setor, foi marcado pelo profundo conhecimento desta indústria e pela incessante busca por desvendar os fatos e antecipar tendências”.
“Aliada à competência jornalística, sua visão empreendedora a levou à produção de eventos fundamentais para discutir os rumos e o papel das TICs e das telecomunicações na sociedade. A ABTA reconhece e homenageia a inestimável contribuição de Miriam Aquino para o desenvolvimento e fortalecimento do setor de telecomunicações brasileiro. Sua dedicação, ética e paixão pelo jornalismo serão sempre lembradas como exemplo e permanecem como legado”.
Fonte: