Durante o lançamento nesta terça-feira, 24, do Programa Acessa Crédito Telecom, iniciativa do Ministério das Comunicações e do BID para capilarizar a distribuição de recursos do Fust a instituições financeiras regionais, Erich Rodrigues, representante dos pequenos provedores de internet, apresentou um estudo do grupo de trabalho sobre acesso a crédito de associações de PPPs em que mostrou que 75% das empresas regionais de banda larga possuem crédito bancário e que 88% pretendem adquirir novos empréstimos nos próximos anos.

Segundo Erich Rodrigues, coordenador do estudo, a maioria dos créditos atuais são do Banco do Brasil e de cooperativas de crédito, sendo que boa parte dos provedores regionais utilizam como garantia de empréstimo a aval dos sócios.

A pesquisa coletou informações em 18 estados de todas as regiões do País de empresas que tem até 200 mil acessos. Destas, 33% tem até 5 mil acessos e atuam em algum serviço além da oferta de banda larga.

Mais infraestrutura

O estudo também mostra que a maior motivação das empresas em adquirir empréstimo é para a construção de redes (39%). Na sequência, o motivo principal é a compra de outro provedor (24%), seguida por constituição de capital de giro (21%). E para 16% o principal motivo é a aquisição de veículos.

Sobre as modalidades de aquisição de recursos, 66% dos provedores manifestaram interesse pelo financiamento. Ao mesmo tempo, essa é a modalidade que mais se coloca intransponível para os pequenos e médio provedores. Entre os obstáculos apontados para a aquisição de financiamento estão:

  • impossibilidade de acessar a linha BNDES Direto;
  • uso dos limites permitidos pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe);
  • Dificuldades com o preenchimento do formulário e a organização da documentação;
  • Melhores condições em outras opções; e
  • Dificuldade com os bancos comerciais em operar essa linha de empréstimo.

Progama Acessa Crédito Telecom

Nesta terça-feira, 24, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, juntamente com representantes da Anatel, das PPPs, BID e ABDE, lançou o programa Acessa Crédito Telecom, que tem como objetivo ampliar o apoio do governo federal a provedores regionais de internet com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e do BID por meio de bancos regionais.

A iniciativa vai incentivar a ampliação da infraestrutura de banda larga fixa no País, principalmente em cidades com menos de 30 mil habitantes.

A partir de um empréstimo de US$ 100 milhões, algo próximo de R$ 550 milhões na cotação atual, já aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será ampliao o recurso disponível e criado um mecanismo garantidor para os empréstimos realizados pelo Fust. Com isso, pequenos provedores, que atualmente não atendem às garantias dos bancos, vão poder solicitar crédito e acessar recursos do Fust.

Fonte: Teletime