73 milhões de brasileiros e brasileiras usuários de Internet fizeram compras online nos últimos 12 meses, o equivalente a 46% da população do País. São 6 milhões de pessoas a mais do que em 2022, quando o número chegou a 67 milhões. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2024, apresentada nesta quinta-feira, 31, por Nic.br, Cetic.br e Cgi.br, 65% dos usuários de Internet compraram por aplicativos de lojas no telefone celular, 31% diretamente por apps de mensagens e 22% em redes sociais.

Com relação ao meio de pagamento, 84% dos usuários de Internet usaram Pix para fazer compras de produtos e serviços no período. Este arranjo, dois anos atrás, representava 66%.

Meio de pagamento das compras online

Os maiores aumentos no pagamento por Pix ocorreram entre as classes B (de 63% para 82%), C (de 68% para 86%) e DE (de 60% para 78%).

Por outro lado, houve redução de 19 pontos percentuais no uso de boletos, que chegou a 24% em 2024. O cartão de crédito também registrou queda. Se dois anos atrás o percentual de brasileiros que compravam com a tarjeta online era de 73% da população usuária de Internet do País, agora, são 67%, redução de 6 p.p.

Houve também aumento na proporção de usuários de Internet que adquiriram produtos ou serviços em marketplaces, passando de 72% em 2022 para 90% em 2024.

41% disseram ter visualizado anúncios de produtos ou serviços em posts de redes sociais, 49% em vídeos na Internet, e 49% em propagandas em sites ou aplicativos.

Vale dizer que o módulo de comércio eletrônico é realizado a cada dois anos.

Governo eletrônico

Serviços públicos oferecidos nas esferas municipal, estadual e federal também viram um aumento importante no número de usuários. Aqueles relacionados à saúde foram procurados por 32% entre pessoas com acesso à Internet com 16 anos ou mais em 12 meses.

Serviços relacionados a pagamento de impostos e taxas representaram 66% para a classe A e 59% para a classe B, enquanto que serviços online ligados à educação básica foram realizados em maior proporção pelos usuários de 16 a 24 anos, totalizando 42%.

Metodologia

A edição da TIC Domicílio 2024 ouviu 21.170 indivíduos com mais de 10 anos e 23.856 domicílios respondentes entre março e agosto de 2024 de todo o País.

Fonte:

Mobiletime