Usuários de redes sociais e clientes de provedores de internet foram os mais afetados por interrupções nos serviços digitais de 2024. De acordo com a plataforma de monitoramento Downdetector (Ookla), entre o primeiro e o terceiro trimestre de 2024, o maior apagão em uma única plataforma foi no Facebook. Em 5 de março, a rede da Meta registrou 11,1 milhões de reclamações sobre instabilidade. 

A empresa de segurança cibernética CrowdStrike também teve um episódio emblemático este ano. Foi quando uma falha sistêmica causou um apagão cibernético de grandes proporções, que afetou empresas de diferentes setores, governos e cidadãos. Entre o dia 18 e 19 de julho, cerca de 8,5 milhões de dispositivos foram atingidos por um erro de atualização. No Downdetector, foram registradas 5 milhões de reclamações.

O terceiro maior apagão do mundo de acordo com a plataforma foi observado na operadora americana AT&T (3,4 milhões). A tele Verizon também fez parte dessa lista, na quinta posição: 2,4 milhões de relatos em um único dia.

América Latina

Entre as cinco maiores panes de serviços digitais em 2024 na América Latina, três são de serviços da Meta. O Facebook e o Instagram também apresentaram instabilidades neste mercado durante o grande apagão global em 5 de março. O maior aplicativo de mensagens do mundo, o WhatsApp, também registrou apagão por aqui em 3 de abril.

“A Bait, uma operadora de rede virtual móvel mexicana (MVNO) de propriedade do Walmart, sofreu uma queda em 2 de abril, quando quase 99 mil usuários relataram problemas ao Downdetector. E em 24 de setembro, mais de 74 mil usuários relataram problemas com o banco fintech brasileiro Nubank“, disse a Ookla.

Fonte:

Teletime