No primeiro final de semana do Rock in Rio 2024, os clientes da TIM registraram um grande consumo de dados durante o festival. Entre os dias 13 e 15 de setembro, os usuários da tele trafegaram 74 terabytes (TBs).

O volume representa downloads, uploads e troca de mensagens e é 37% superior ao apurado no primeiro final de semana do Rock in Rio 2022, ressalta a TIM. Segundo a operadora, os 74 TBs seria o equivalente a assistir vídeos em HD por mais de 25 anos sem parar ou postar 38 milhões de fotos.

Do montante, mais de 40% passou pela rede 5G, com um pico de 50% no sábado, dia 14, data que também teve teve o show mais conectado do evento – os consumidores da operadora utilizaram 983 GB na apresentação da banda Imagine Dragons, no Palco Mundo. Na sequência, surgem as apresentações de Travis Scott, na sexta, 13, e da banda Evanescence, no domingo, 15.

Também foram registrados picos de velocidade de até 1,7 gigabits por segundo (Gbps) na tecnologia 5G durante o Rock in Rio, apontou a operadora.

Dias

O sábado foi o de maior movimentação fora dos palcos, com um total de 25,4 TBs de dados trafegados e 33,5 mil conexões simultâneas entre 20h e 21h. No primeiro dia, a movimentação de dados chegou a um total de 24 terabytes.

Para incrementar o volume de dados e a velocidade no acesso dos usuários, a TIM frisa o forte investimento na ampliação e modernização da infraestrutura na Cidade do Rock desde a última edição. Em 2024, o número de antenas 5G saiu de 25 para 86, com a introdução de novas tecnologias que “aumentam significativamente a capacidade e a eficiência”. 

Entre as novidades, estão as antenas dual 5G, capaz de operar simultaneamente nas frequências de 3,5 GHz e 2,3 GHz, implantadas nos totens plotados com a identidade visual do evento. 

Fonte: Teletime