A produtora de alumínio Alcoa se uniu à operadora TIM Brasil para levar conectividade 4G para cerca de mil moradores de regiões remotas de Juriti – no oeste do Pará, dentro da Amazônia. A cobertura móvel inclui serviços de voz e Internet. Essa é a mesma região onde a companhia opera na exploração de bauxita há 15 anos e, como consequência, também depende de conectividade.

A solução utilizada para conectar a região foi a Flextower da TIM. A tecnologia utiliza duas antenas com cobertura média de até quatro quilômetros de distância. Os equipamentos também têm placas fotovoltaicas e um banco de baterias de longa duração. Segundo a operadora, isto permite manter o sistema funcionando 24 horas por dia, sem a necessidade de conexão com a rede elétrica.

A ação, de acordo com a TIM, é um desdobramento da parceria firmada com a Alcoa em 2021. Além das mil pessoas conectadas, o projeto também conectou três escolas e uma unidade satélite de saúde.

Segundo à tele, a iniciativa deve abrir novas oportunidades de acesso à saúde, educação e outros serviços às familias das comunidades de Prudente, Batata, Surval, Maravilha, Alto Alegre e São Raimundo do Mentai. Segundo a produtora de alumínio, a Alcoa investiu mais de R$ 81 milhões em projetos com foco no desenvolvimento da região durante os 15 anos de atuação em Juriti.

“Queremos que o impacto dessa parceria estratégica seja duradouro e capaz de transformar a realidade local de forma positiva e sustentável. A conexão permite que jovens e adultos agora tenham acesso a um mundo de informações antes de difícil acesso ou até mesmo inacessível para alguns”, disse o diretor de compras da Alcoa Brasil, Marcio Fávero.

“A TIM foi escolhida pela Alcoa por sua experiência em habilitar a transformação digital em diversos segmentos de mercado e regiões do País e, principalmente, pela sua missão de apoiar a inclusão social e digital, já que é a operadora com a maior rede móvel do Brasil”, disse o diretor de soluções corporativas da operadora, Paulo Humberto Gouvea.

“Nosso desafio é chegar sempre com soluções inovadoras que permitam levar a mesma tecnologia da cidade para áreas de difícil acesso, como as comunidades remotas da Amazônia”, completou o executivo da TIM.

Fonte:

Teletime