A Tecto, unidade de negócios de data center da V.tal, anunciou na última semana a aquisição de um novo terreno no município de Santana de Parnaíba (SP) para a construção do seu data center voltado ao mercado de hyperscalers. A nova instalação terá 200 megawatts (MW) de potência total e será abastecida integralmente por energia renovável.
De acordo com a companhia, o novo centro de dados faz parte da sua estratégia de expansão baseada no aumento da demanda de provedores de nuvem. Para isso, a Tecto destinou cerca de US$ 1 bilhão na construção de novos sites em todo o Brasil. Parte desse investimento contempla os compromissos assumidos com a Anatel para a migração da Oi ao regime de autorização.
“Esse terreno é capaz de abrigar demandas de cloud, inteligência artificial e machine learning e é extremamente privilegiado, com acesso rápido à energia e conectividade, atendendo as necessidades de nossos clientes”, afirma o CEO da Tecto Data Centers, Pedro Henrique Fragoso.
Atualmente, a subsidiária da V.tal possui cinco data centers em operação no Brasil e na Colômbia e deu início às obras do Mega Lobster em outubro, seu terceiro investimento em Fortaleza (CE). A empresa possui ainda plano de expansão para Porto Alegre (RS).
Fonte: