5G ficou mais lento no Brasil no último trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com a Opensignal, as velocidades médias de download que antes chegavam até 384 Mbps agora estão em 365 Mbps. 

Isso porque todas as três grandes operadoras registraram aumentos expressivos na disponibilidade do 5G. Ou seja, as pessoas agora passam mais tempo conectadas à tecnologia de quinta geração móvel. Com um volume superior de usuários ativos nessa rede, a tendência é de queda na velocidade.

De acordo com a Opensignal, a Claro e a TIM estão empatadas nesse quesito de disponibilidade. Os clientes de ambas as operadoras passaram 13,2% do tempo conectados ao 5G no último trimestre de 2024, enquanto na Vivo essa porcentagem foi de 12,5%.

Para efeito de comparação, no 4º tri de 2024 essas taxas foram de: 11,1% (TIM); 10,2% (Claro); e apenas 7,1% na Vivo. 

Velocidade do 5G

Com uma média de 365 Mbps, essa foi a quarta vez consecutiva que a Vivo aparece como tendo a velocidade mais rápida de download 5G em um relatório da Opensignal. Na Claro, a mediana ficou 354,5 Mbps, enquanto a TIM registrou 328,7 Mbps.

“As pontuações de velocidade de download 5G diminuíram na Vivo e na TIM, com a pontuação da Vivo caindo 19 Mbps e a da TIM 17 Mbps. A pontuação da Claro não sofreu nenhuma alteração significativa desde o relatório anterior”, afirmou o relatório.

svg%3E
Imagem: Reprodução/Opensignal

Melhoria geral

Mesmo com o 5G “mais lento”, pode-se dizer que a Internet móvel brasileira (considerando também o 4G e o 3G) ficou mais rápida no Brasil no último trimestre de 2024. 

De acordo com a Opensignal, as velocidades de upload aumentaram entre 10% a 20% em um ano. No download, a diferença ficou ainda maior – com saltos entre 30% a 50%. Para a firma de medições, o aumento do tempo dos usuários conectados aos 5G contribuiu para o avanço desses indicadores.

O relatório da Opensignal também apresenta o desempenho das três grandes operadoras móveis brasileiras em outros quesitos. De acordo com a firma, a TIM é a tele com a melhor consistência de qualidade. Esse indicador mede a frequência com que a experiência dos usuários de uma rede é suficiente para atividades comuns mais exigentes. 

“A TIM vence desta vez com uma pontuação de 68,3% e uma vantagem de dois pontos percentuais sobre a Vivo e quatro pontos percentuais sobre a Claro”, informou o relatório. É a terceira vez consecutiva que essa operadora leva a melhor na qualidade de consistência.

Velocidade geral

No último trimestre de 2024, a Vivo subiu para o topo da lista de Internets móveis mais rápidas do País – considerando todas as tecnologias.

Isso porque a operadora fechou o período com uma média de 40,2 Mbps no download. A Claro, a vencedora anterior nos últimos 10 relatórios consecutivos, passou para o segundo lugar – com 37,4 Mbps, segundo a Opensignal.

A nova colocação da Vivo se deve ao aumento de 14 Mbps em relação ao mesmo período de 2023. Na Claro, o salto em um ano foi de 10 Mbps. Já a TIM encerrou o 4º tri de 2024 com 34,5 Mbps no download.

svg%3E
Imagem: Reprodução/Opensigal

Experiência

Seja em streaming de vídeo sob demanda ou ao vivo, a TIM ofereceu a melhor experiência para o período (tanto no geral quanto no 5G), segundo o relatório.

Na experiência em jogos na rede 5G, Vivo leva vantagem sobre as concorrentes – mas é a Claro que lidera nos games na experiência geral. 

Todas as três operadoras apresentaram pontuações semelhantes na experiência de qualidade, que mede a capacidade de nossos usuários de se conectarem e concluírem com êxito tarefas (básicas) nas redes das operadoras. 

Fonte:

Teletime